O deputado federal Elias Vaz lançou oficialmente nesta quinta-feira (27) a pré-candidatura a prefeito de Goiânia. O formato escolhido foi uma Live pelo Facebook, apresentada pela jornalista Bia Cardoso, com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), e do presidente metropolitano do partido, José Alves. Elias Vaz é presidente estadual do PSB. A Live também contou com depoimentos de lideranças do partido em todo o país que apoiam a pré-candidatura.
“A proposta da pré-campanha parte da necessidade de repensar Goiânia, uma cidade que surgiu no meio do cerradão, planejada para 50 mil moradores e que logo vai chegar à casa de 1,5 milhão de habitantes. Esses cidadãos anseiam por políticas públicas eficientes na Saúde, na Educação e no transporte público, entre outras”, afirma Elias Vaz.
O pré-candidato destaca que houve acertos ao longo das últimas décadas, mas que o desenvolvimento da capital goiana ocorreu de forma desigual. “Temos um caminho a percorrer para garantir qualidade de vida ao povo goianiense. A todos, não apenas a uma parcela da população. É esse desafio que vamos encarar, com uma visão moderna e humana de gestão, com o compromisso de combater a corrupção e de trabalhar com secretariado técnico. Nunca fiz parte da política do toma lá, dá cá e não vou mudar”.
Histórico
Natural de Goiânia, Elias Vaz de Andrade foi eleito deputado federal pelo PSB-GO em 2018 com quase 75 mil votos. Integrou três importantes comissões na Câmara: a de Minas e Energia, a de Fiscalização Financeira e Controle e a de Finanças e Tributação. É primeiro vice-líder da bancada do PSB pelo segundo ano consecutivo.
Elias Vaz foi vereador por cinco mandatos em Goiânia e, em sua atuação política, se destaca pela defesa da Educação e do Meio Ambiente e pela luta por justiça social, contra a corrupção e por transparência no poder público. Por iniciativa dele, a Câmara de Goiânia acabou com o voto secreto.
Enquanto vereador, fez denúncias relevantes na capital e no Estado, como o desvio de recursos da merenda escolar, esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Cultura e superfaturamentos em contratos da prefeitura. Participou de importantes comissões especiais de inquérito na Câmara Municipal. Entre elas, as que investigaram irregularidades na Secretaria Municipal de Trânsito e na Saúde. Denunciou a manutenção superfaturada de ambulâncias que depois foram abandonadas como sucatas, seleção de pacientes para ocupar leitos de UTI e problemas de gestão, como equipamentos de raio-X novos encaixotados enquanto a prefeitura pagava por produtos antigos e danificados em um contrato irregular com uma empresa terceirizada.
O deputado e pré-candidato a prefeito nasceu no dia 4 de julho de 1966 na Campininha, foi criado no Setor Fama e começou a militância política aos 16 anos no movimento estudantil. Participou da luta para a implantação do transporte alternativo na capital e contribuiu para a criação da Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), que garante hoje o sustento de cerca de 400 famílias.
