Secretário do Movimento Negro do PSB-GO visita quilombo em Posse

“Hoje estive na África… aqui no Estado de Goiás.” Essa foi a primeira manifestação do professor Dumas, como é conhecido o filósofo Domingos Barbosa dos Santos, ao terminar sua visita ao povoado de Bacupari, em Posse, município do Nordeste Goiano. Lá, vive uma comunidade quilombola que tem enfrentado o drama de sobreviver em condições insalubres. “Falta água potável. A água que eles recebem chega em um caminhão pipa, dia sim, dia não, e tem provocado doenças de visão e de pele nas crianças e adultos da comunidade”, relata o professor, que é secretário do Movimento Negro do PSB Goiás e secretário de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

“É preciso garantir os direitos constitucionais da comunidade quilombola”, diz Dumas, que assumiu o caso flagrado em Bacupari como prioridade em sua atuação no Ministério dos Direitos Humanos e também para o partido. O professor viajou à região a pedido da senadora Lúcia Vânia e se comprometeu a repassar com urgência à presidente estadual do PSB as demandas do povoado.

“O que vi foram humanos bons e puros, mas vivendo a desnutrição, a falta de água e vitimados por doenças. Não podemos falar em amor, em Deus, em paz e em socialismo sem agirmos em prol do necessitado. O povo quilombola de Bacupari precisa de nós”, avalia o militante do PSB.

Deixe uma resposta