Deputado Karlos Cabral faz homenagem a mulheres goianas com a Comenda Chica Machado

O deputado Karlos Cabral (PSB) realizou sessão especial em homenagem às mulheres com a entrega da Comenda Chica Machado, em Rio Verde. Foram condecoradas cerca de 80 mulheres das mais diversas áreas.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho e a luta de mulheres pela maior participação na vida política e social de Goiás. “Queremos, para além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, lembrar e homenagear a luta de tantas mulheres em Goiás pelo fortalecimento do protagonismo feminino em espaços tradicionalmente machistas. São lideranças de todas as frentes de atuação que enfrentam todas dificuldades impostas e contribuem significativamente para o desenvolvimento do estado”, ressalta Karlos Cabral.

Comenda: quem foi Chica Machado?

Chica foi uma mulher negra, ex-escravizada, que viveu na região de Niquelândia por volta de 1750. Segundo a pesquisadora Adélia Freitas, foi casada com um comerciante português com quem teve seis filhos. “Com o ouro que conseguiu, comprava escravos para libertá-los. Chica foi uma pessoa que venceu todos os obstáculos. Alguém poderosa, uma pessoa que tinha poder sociopolítico e econômico e conseguiu sair da condição de escravizada e se posicionar na sociedade”, explica a pesquisadora. Adélia Freitas escreveu o livro “Chica Machado: um mito goiano”.

(Informações e foto: Assessoria de Comunicação do deputado)