Secretário Estadual da Juventude quer incentivar a participação dos jovens na política

Com apenas 25 anos, o secretário estadual da Juventude do PSB, Gabriel Bernardes, mais conhecido como Gabriel Tatico, tem um currículo extenso na luta estudantil e por uma sociedade mais justa. E quer usar essa experiência para organizar a juventude partidária em todos os municípios goianos onde o PSB está presente. “O nosso objetivo é fazer um trabalho de formação para dar vida orgânica à militância em seus vários segmentos, que vamos identificando ao longo das atividades, como o movimento estudantil, movimento social nos bairros e comunidades e conselhos municipais de juventude”, explica.

Mas Gabriel Tatico quer ir além.  “Após todo esse trabalho de organização, sistematização e formação, o objetivo maior é que, num futuro próximo, possamos ter uma atuação mais concreta na sociedade, com presença ativa nos movimentos sociais, mas também preparando e formando novos vereadores, prefeitos e deputados para o PSB Goiás”.

A militância do nosso secretário da Juventude começou na diretoria do grêmio estudantil XV de Abril, do colégio Professor Pedro Gomes, em 2011. Foi diretor de grêmios na União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES ).  Em 2013, teve o primeiro contato com os estudantes do Instituto Federal de Goiás, o que permitiu a criação de quase todos os grêmios e centros acadêmicos que existem hoje na instituição.

Em 2017, Gabriel iniciou o curso de história no IFG e, no mesmo ano, foi eleito membro do CONSUP – Conselho Superior do IFG, que tem poder de decisão até mesmo para abertura ou fechamento de cursos. Foi o segundo estudante mais bem votado de todo o Instituto. Também em 2017 ajudou a fundar o Diretório Central dos Estudantes do IFG e foi escolhido para compor a gestão executiva da União Estadual dos Estudantes, que representa os universitários de Goiás. Organizou, de 2017 a 2019, os “Encontros Macrorregionais dos Estudantes”  para promover discussões entre alunos de universidades públicas e privadas em macrorregiões.

Deixe uma resposta